O sistema de construção Timber Frame, ou de paredes estruturais de armação, é a uma técnica construtiva secular (desde os primórdios da construção em madeira de origem americana) e devido à presente preocupação ambiental e sustentável é atualmente muito utilizada, permitindo criar projetos inovadores com expressão arquitetónica.
Caracteriza-se pela realização de paredes estruturais através de uma armação constituída por montantes, que é depois preenchida com material isolante e contraventada com painéis de OSB.
A estrutura Timber Frame é montada sobre uma laje de betão, construída em terraplano ou sobre caixas e ar, permitindo a elevação da construção 20 cm acima do nível do solo.
Em geral, os sistemas de armação utilizam menos madeira; as construções são, portanto, mais fáceis e rápidas de realizar, poupando tempo e recursos em comparação com outros sistemas de construção.
Trata-se de sistemas tradicionais, simples, com eficácia reconhecida e com uma boa relação custo-desempenho e, como tal, continuam a ser amplamente difundidos em muitas partes do mundo.