Skip to main content

Timber Frame

Sistema de construção em madeira
É um sistema de construção que, ao contrário do que muitos pensam, não se baseia no pré-fabrico, mas numa grande atenção aos detalhes e às mais variadas necessidades arquitetónicas.

Construção de madeira resistente e durável

O sistema de construção Timber Frame, ou de paredes estruturais de armação, é a uma técnica construtiva secular (desde os primórdios da construção em madeira de origem americana) e devido à presente preocupação ambiental e sustentável é atualmente muito utilizada, permitindo criar projetos inovadores com expressão arquitetónica.

Caracteriza-se pela realização de paredes estruturais através de uma armação constituída por montantes, que é depois preenchida com material isolante e contraventada com painéis de OSB.

A estrutura Timber Frame é montada sobre uma laje de betão, construída em terraplano ou sobre caixas e ar, permitindo a elevação da construção 20 cm acima do nível do solo. 

Em geral, os sistemas de armação utilizam menos madeira; as construções são, portanto, mais fáceis e rápidas de realizar, poupando tempo e recursos em comparação com outros sistemas de construção.

Trata-se de sistemas tradicionais, simples, com eficácia reconhecida e com uma boa relação custo-desempenho e, como tal, continuam a ser amplamente difundidos em muitas partes do mundo. 

Descrição Técnica

O sistema de armação de madeira Timber Frame é constituído por um esqueleto em madeira maçica cruzada e reforçada com OBS estrutural, com espessuras a partir de 220 mm.

Podem ser aplicados diversos revestimentos exteriores e interiores:

Interior: A armação em madeira é executado em madeira maciça de pinho nórdico, com espessuras a partir de 30×150 mm e reforço estrutural exterior com OSB 3 a partir de 12 mm.

Exterior: A fachada pode ser ventilada ou não e é possível escolher entre diversos materiais e técnicas, como forro de madeira maciça (Pinho, Criptoméria, etc.), Thermowood, painel de fibrocimento (Equitone, Cedral), sistema ETICS, painel de chapa perfilada, e revestimento cerâmico, com espessuras a partir de 30 mm.

Este é o sistema standard para projetos de habitação, podendo ainda ser alterado consoante o gosto e necessidades especificas de cada cliente e de cada projeto.

Vantagens

Estilo arquitetónico único
Força estrutural e alta longevidade
Juntas em madeira complexas
Melhor comportamento anti-sísmico
Redução no tempo de construção
Grande resistência ao fogo
Um imóvel de conceito aberto
Close Menu

Estrada de Mangoeiro, 403
4920-064 Gondarém
+351 963 409 731
geral@instahouse.pt

Instahouse © 2013-2022

PortuguêsEspañolEnglishFrançais