Estruturas

Estruturas - Métodos construtivos

As nossas construções tem por base dois sistemas, o sistema autoportante e o sistema de timber-frame (armação de madeira). Seja qual for o sistema construtivo, pode ser aplicável a diferentes tipos de projeto.

Estrutura em madeira maciça, macheada, de pinho nórdico proveniente de florestas sustentáveis.

Execuado em espessuras de 35 a 75 mm, com possibilidade de usar outras espessuras sob encomenda /   orçamento.
Usado principalmente em construções mais económicas e de menores dimensões, como: abrigos de jardim, bangalós simples, garagens ou moradias de troncos;

 

A estrutura autoportante composta ou estrutura aligeirada, tem espessura a partir de 107 mm.

O revestimento exterior é em madeira maciça pode ser executado com espessuras desde 35 a 70 mm.

O interior é executado em madeira maciça de pinho de pinho nórdico, com espessuras a partir de 30x60mm.

Executamos com isolamento térmico, lã de rocha de 60mm.

Revestimento interior em gesso cartonado de 12mm ou OSB 3 de 12 mm.

Aplicamos este sistema construtivo, em unidades que requeiram mais conforto, mas com custos controlados, tais como, unidades habitacionais de baixo custo, habitações para turismo, escritórios, alguns bangalós, neste sistema, a estrutura de madeira é ligada a uma estrutura interna tipo timber-frame.

 

O timber-frame é a estrutura mais complexa, espessura a partir de 220 mm.

Podem ser aplicados diversos revestimentos exteriores e interiores, por norma, usamos thermowood (madeira tratada) no exterior ou técnologias como ETICS, cedral, entre outras, com espessuras a partir de 30 mm, no revestimento interior gesso cartonado de 12mm.

A armação em madeira interior é executado em madeira maciça de pinho de pinho nórdico, com espessuras a partir de 30×150 mm e reforço estrutural exterior com OSB 3 a partir de 12 mm.

Isolamento térmico, lã-de-rocha de 150 mm.

 

 

Membrana pára-vapor.

Possibilidade de ter fachada  ventilada.

Este é o sistema standard para projetos de habitação, podendo ainda ser alterado consoante o gosto e necessidades especificas de cada cliente e de cada projeto.

 

 

As coberturas dos nossos modelos, são por norma, em painel sandwish de 5 ondas com isolamento XPS no minimo de 30mm, lã-de-rocha (em moradias e construções que assim o exigam), rufos, caleiras, remates e tubos de queda necessários para a coreta execução da cobertura.

Vigas e/ou asnas em estrutura de pinho abeto, conforme modelo;

 

 

Exemplos de estruturas auto-portante simples

Exemplos de estruturas auto-portantes compostas

Exemplos de estruturas timber-frame

Nas construções mais pequenas, onde não é necessário ou onde não há possibilidade de contrução das bases em betão, executamos a estrutura da base em vigas de pinho nacional tratado em autoclave ou sistemas de vigas posijoist, com isolamento XPS e chapa de OSB 3 estrutural de no minimo 12 mm.

As paredes, como já exemplificado acima, podem ser auto-portantes simples a partir de 35 mm até 75 mm (usamos as estruturas de 35 mm maioritariamente em construções simples, como abrigos de jardim). 

As estruturas  auto-portantes compostas, tem a partir de 107 mm de espessura consoante o modelo.  Possuem isolamento em lã de rocha a partir de 60 mm.

As paredes com maior espessura são executadas em sistema de Timber-Frame (armação de madeira) te tem espessuras a partir de 207 mm, sendo o isolamento minimo de 150 mm.

As coberturas dos nossos modelos, são por norma, em painel sandwish de 5 ondas com isolamento XPS no minimo de 30mm, lã-de-rocha (em moradias e construções que assim o exijam), rufos, caleiras, remates e tubos de queda necessários para a coreta execução da cobertura.

Vigas e/ou asnas em estrutura de pinho abeto, conforme modelo;

A carpintaria padrão usada nos nosso modelos tem portas interiores lisas de uma folha, de abrir ou deslizantes, folheadas a pinho com ferragens em aço inox.

Roupeiros embutidos nos quartos com portas deslizantes em pinho.

Rodapés em pinho.

Nos nossos modelos usamos maioriamente pavimento flutuante, em soalho ou vinilico conforme cada caso e gosto de cada cliente.

Em modelos mais económicos o pavimento por vezes é em OSB 3.

Nas áreas humidas o mural é em material vinilico, no minimo até à altura das portas e zona de duche.  O pavimento é em flutuante  vínilico tipo soalho.

Móveis de cozinha em termolaminado com cor à escolha nas dimensões previstas em cada projeto. 

Não incluimos eletrodomésticos.

Peças cerâmicas à escolha no respetivo catálogo, com torneiras, válvulas e os demais elementos necessários para o seu correto funcionamento.

Tomadas, interroptores, pontos de luz e quadro elétrico geral localizado no interior das moradias, conforme previsto em projeto. Tomadas e interroptores em PVC branco serie efapel sirius ou equivalente.

Instalação de rede de águas incluída,  água fria e quente em PPR e rede de esgotos em PVC.

Estão exluidos nos nossos preços standard os seguintes pontos:

  • Sistemas de aquecimento, paineis solares ou outros;
  • Eletrodomésticos;
  • Estores, persianas ou outro tipo de ocultamento de vãos,
  • Trabalhos exteriores e / ou preparação de terrenos, passios, muros ou vedações,
  • Ligações às redes de água, electricidade, ITED, gás ou outras;
  • Projeto de Arquitetura e Engenharia para licenciamento de obra;